
Dois estudos publicados no periódico Lancet mostram que a alimentação orgânica tem um efeito positivo no quesito fertilidade. Uma vez que muitos pesticidas são disruptores endócrinos, agentes químicos que dificultam a reprodução dos adultos e ameaçam com graves perigos a seus descendentes em fase de desenvolvimento, é natural que uma dieta isenta dessa classe de agrotóxicos possa ter um efeito sobre a fertilidade masculina.
-----------------------------------------------
A relação consumo de orgânicos e menor de prevalência de alergias foi explorada em dois estudos realizados com crianças que recebem uma dieta rica em produtos orgânicos.
-----------------------------------------------
Pesquisas mostram que mulheres com câncer de mama apresentam 5 a 9 vezes mais probabilidade de ter resíduos de pesticidas no sangue do que aquelas que não apresentam tais resíduos. Outros estudos prévios mostram que homens e mulheres com maior exposição ocupacional a pesticidas têm maior taxas de câncer hormônios dependentes, como o de próstata e mama.
-----------------------------------------------
Corantes e aditivos sintéticos podem causar um gama de problemas de saúde em crianças e adultos. Os aditivos estão relacionados a reações alérgicas, dores de cabeça, asma, retardo de crescimento e hiperatividade em crianças.
-----------------------------------------------
Um estudo dinamarquês mostrou que a resposta imunológica se mostrou superior em ratos alimentados com produtos orgânicos. Isso foi demonstrado em um estudo sobre as condições gerais de saúde de ratos alimentados organicamente comparados a ratos que receberam alimentação de origem convencional.
-----------------------------------------------
James Cleeton. ARTIGO Organic foods in Relation to Nutrition and Health. Disponível em: http://www.soilassociation.org/web/sa/ saweb.nsf/librarytitles/1AE0A.HTMl/$file/organicfoodandhealth.pdf Traduzido e revisado pela Dra Elaine de Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário