
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Dia do morango!!
Morangos Floridos, morangos maduros e um dia no Campo!
Passamos uma manhã muito saborosa, com todo o carinho e acolhimento do pessoal da ACRA, além da contribuição da chuva, que permitiu o passeio!! Obrigado ACRA!!
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Mande sua Receita!!
terça-feira, 10 de junho de 2008
Maxixe Refogado
Receita indicada por: ITALO ANTONIO FACHIM
Ingredientes
- 1/2 kg de maxixe limpo (raspe com uma faca os
espinhos) corte-os em rodelas finas
- 1 cebola média picadinha
- 2 dentes de alho amassados
- folhas de manjericão fresco picadas
- 1/2 pimenta-dedo-de-moça sem sementes picada
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- azeite
Modo de Preparo
Em uma frigideira frite o alho, acrescente a cebola e
deixe murchar, junte manjericão, o sal a
pimenta-do-reino, pimenta-dedo-de-moça e por ultimo os
maxixes, deixe refogar bem.
Sirva com arroz branco e feijão.
Maxixe-doReino ou Maxixe peruano
O maxixe-peruano, Cyclanthera pedata (L) Schrad., é uma hortaliça-fruto originária da América do Sul. Pode ser encontrado, cultivado ou em condição subespontânea, em diversos países (Brasil, olívia, Chile, Colômbia, Argentina e Peru); sua ocorrência, na forma cultivada, sobressai-se no Peru onde é uma cultura de significativo valor econômico. Há registros de seu cultivo, ainda, na Itália e no México, e neste último, além dos frutos, os brotos são utilizados como alimento (Lima & Costa, 1997).
No Brasil, os pequenos agricultores comercializam seus frutos em pequena escala, em nível local. Os frutos são consumidos recheados ou cozidos, em ensopados à base de carnes, ao molho, e também ao forno. Seu sabor se assemelha ao do aspargo e pouco se conhece
sobre suas propriedades nutritivas (Klien et al., 1989). A planta também é conhecida por suas propriedades medicinais purgativas, e seu sabor amargo pode estar relacionado com a presença de compostos fenólicos. A espécie tem ação antiinflamatória, hipoglicemiante e redutora do nível de colesterol (Tommasi, 1996).
O fruto apresenta diversidade de nomes, dependendo da região onde é encontrado, como boga-boga, em Tabatinga, município amazonense, cayo, em municípios de Rio Branco e Sena Madureira e, na literatura, é nomeada, às vezes, como taiuá-de-comer, chuchu-devento, chuchu-paulista, chuchu-do-reino, pepino-de-comer, pepino-do-ar e maxixe-do-reino, entre outras denominações (Lima & Costa, 1997).
O maxixe-do reino, da família Cucurbitaceae, é típico de clima tropical; não suporta encharcamento temperatura baixa ou geada; há relatos de cultivo do maxixedo- reino em condições de clima subtropical, com temperatura média anual de 20ºC a 25ºC (Cardoso, 1997).
Embora seja tradicionalmente cultivada no Norte de Minas Gerais, pouca informação existe a respeito da espécie, principalmente as relativas às exigências nutricionais da cultura. Em algumas comunidades do Norte de Minas Gerais, por causa dos cultivos sucessivos e da não utilização de corretivos e fertilizantes, a produtividade é baixa, o que inviabiliza o cultivo dessa espécie.
Extraído de:
FERNANDES, Luiz Arnaldo et al . Mineral nutrition of Cyclanthera pedata. Pesq. agropec. bras. , Brasília, v. 40, n. 7, 2005 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2005000700014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 June 2008.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Estudos sobre alimentos orgânicos

quarta-feira, 23 de abril de 2008
Leite e Iogurte da COOPAMSP- São Pedro
A Rede de passa a incluir semanalmente o Leite C (de saquinho) e os Iogurtes (200g e 1L)
nos sabores.
A COOPASMP é a Cooperativa dos Produtores Agropecuários de São Pedro que iniciou
suas atividades como uma Associação (APAMSP) em 1989.
Atualmente são mais de 50 Associados que conseguiram montar um Laticínio próprio, com
capacidade de industrializar 12.000 litros de leite por dia e Iogurte.
Sob a marca Leito do Campo, a COOPAMSP disponibiliza um produto direto da Agricultura
Familiar da Região.
Maiores Informações:
COOPASMP: 19 34816188
Artigo Revista Estudos Avançados USP: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a21.pdf


sábado, 15 de março de 2008
Dia Mundial do Consumidor (...)

Consumir é escolher, é investir com capital em algo que se torna necessário.
Como estão nossas escolhas? Em quê, e em quem, estamos investindo? Na era do capitalismo pouco se conversa sobre o destino do nosso dinheiro, e dessa forma, aqueles que se armam com as forças do marketing e da propaganda prosperam, e muitas vezes, em prol de necessidades nem tão necessárias, em prol de qualidades nem tão qulificadas assim.
Bom, e pra ser um pouco ativista deixo a nossa famosa frase de efeito: EU MUDO O MUNDO COMO CONSUMO!
Feliz dia do consumidor pra você!
terça-feira, 11 de março de 2008
Preparativos para o 1º Picnic da Rede

Quantos abacates!!
Segue a receita de GUACAMOLE:

Ingredientes:
2 tomates médios sem sementes
1 pimenta dedo-de-moça média
folhas de 1/2 maço médio de salsinha
1 abacate médio suco de
1 limão médio
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
tortilla pronta ou salgadinhos de milho para acompanhar
Modo de Preparo: Pique o tomate em cubos bem pequenos. Abra a pimenta ao meio, elimine as sementes com os filamentos brancos e pique-a em pedaços bem pequenos. Pique finamente as folhas de coentro e reserve. Descasque o abacate, retire o caroço e coloque a polpa num prato fundo. Amasse com um garfo, deixando alguns pedaços e regue com o suco de limão. Adicione o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal e misture. Sirva em seguida. Dicas: Sirva o guacamole logo depois de pronto, para evitar que o abacate escureça e fique amargo. Caso não sirva imediatamente, conserve o guacamole na geladeira junto com o caroço do abacate, que deve ser lavado e seco com toalha de papel.
Valeu Roberto!
quarta-feira, 5 de março de 2008
Comércio justo & Café

Brotos!
